segunda-feira, 23 de novembro de 2009

I Simpósio Alagoano de Geriatria


Clique na imagem para ampliá-la.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MOSTRAMED no Congresso Acadêmico da UFAL

Apresentação de Trabalhos

Todas as apresentações são orais em Power Point ou similar.
Tempo de apresentação - 10 minutos
Debate - 5 minutos
O apresentador receberá certificado especial como apresentador. Apenas um autor deve apresentar o trabalho.

Participação:

A participação é obrigatória e será cobrada a presença.
será contabilizada a carga horária total, somando-se a participação em cada atividade (palestras, cursos, temas livres). Quem participar de atividade em outra unidade academica deve solicitar documento que comprove a participação constando a carga horária, para somar à carga horária total da FAMED.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

**Eleições da FAMED** Informe da Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral da FAMED informa que no dia 06/11/09 foramencerradas as inscrições para disputa eleitoral dos componentesDiretor/Vice, Representação Docente e Técnico/Administrativo junto aoCONSUA, cujas eleições serão no dia 18/11/09, das 08 ás 17h, com umas nasala do Conselho da FAMED, Hospital Universitário e ICBS.
*Direção da FAMED*
Diretor - Francisco José Passos SoaresVice
Diretora - Lucy Vieira Lima
*Representação Docente junto ao CONSUA (05 VAGAS)*

CHAPAS

I
TITULAR - Tereza Angélica Lopes de Assis
SUPLENTE - Maria de Fátima M. de Albuquerque

II
TITULAR - João Klínio Cavalcante
SUPLENTE - Jairo Calado Cavalcante

III
TITULAR - Maria Edna Bezerra da Silva
SUPLENTE - Solon Brasil Maia da Cruz

IV
TITULAR - Antônio Piranema M. Pedrosa
SUPLENTE - Geraldo Mário Cardoso

V
TITULAR - Livia Leite Goes Gitai
SUPLENTE - Mércia Lamenha Medeiros

VI
TITULAR - Rosana Quintella Brandão Vilela
SUPLENTE - Angela Maria Moreira Canuto

VII
TITULAR - Vicentina Esteves Wanderley
SUPLENTE - Thais Alencar M. Ferreira
*Representação Técnico/Administrativo junto ao CONSUA*

TITULAR - Rejane Rocha da Silva
SUPLENTE - Gerson Augusto Guimarães
Ressaltamos que o corpo docente poderá votar em até 05(cinco) chapas do total de 07(sete) postulantes à representação junto ao CONSUA.


Maceió 11 de novembro de 2001

A Comissão Eleitoral

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Solenidade de conclusão do curso Comunicação em Medicina

No último dia 03, acontenteceu a solenidade de conclusão do curso de Comunicação em Medicina, do professor Ricardo Nogueira. A turma teve como patronesse a Prof.ª Dr.ª Divanise Suruagy Correia, atual coordenadora do curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, que teve como seu paraninfo o Prof.º Humberto Gomes de Melo.

Liga Acadêmica realiza Fórum de Apoio ao Diabético no HUPAA

A Liga Acadêmica de Diabetes da Universidade Federal de Alagoas realizará na quinta-feira, dia 12, o II Fórum de Apoio ao Diabético, evento que tem por objetivo esclarecer à população atendida no ambulatório do Hospital Universitário, bem como acompanhantes e familiares, sobre a doença e seus aspectos por meio de palestras e atividades práticas multidisciplinares. O fórum conta com a parceria do HUPAA, da Liga de Nefrologia e Hipertensão e do Instituto da Visão.

As atividades começam às 8 horas no auditório do Hospital Universitário onde serão realizadas as palestras. Os acadêmicos e profissionais da saúde passarão ao público orientações acerca da fisiopatologia da doença, complicações, aspectos nutricionais e da reabilitação com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o prognóstico do diabético, bem como seu convívio e de seus familiares com sua condição. Será oferecido aos pacientes e acompanhantes um lanche diet especial para diabéticos, assim como as receitas dos pratos de degustação.

Em paralelo às palestras, haverá grupos de triagem para diabéticos ou não distribuídos pelo HUPAA para medir glicemia capilar, pressão arterial, circunferência cintura e quadril, realizar exame do pé diabético e o exame de fundo de olho. As palestras vão abordar os seguintes temas: O que é diabetes, Cuidados com a alimentação, Importância do exercício físico, terminando com o lanche diet.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO PARENTERAL E ENTERAL, VI CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA E I CONGRESSO BRASILEIRO DE GASTRO HOSPITALAR

O XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO PARENTERAL E ENTERAL, VI CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA E I CONGRESSO BRASILEIRO DE GASTRONOMIA HOSPITALAR, acontecerá no Centro de Convenções da Cidade de Natal (RN), entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro.
O congresso abordará todos os temas vinculados a terapia nutricional, sejaoral, enteral ou parenteral, recebendo como conferencistas as maioresautoridades mundiais, incluindo médicos, nutricionistas, enfermeiros,farmacêuticos e fonoaudiólogos. Serão 35 convidados estrangeiros e 150palestrantes nacionais.
A programação pode ser encontrada no endereço eletrônico www.sbnpe.com.br