quinta-feira, 29 de outubro de 2009

TESTE De PROGRESSO 2009

O Teste de Progresso consiste em uma metodologia de avaliação interna da progressão do conhecimento ao longo da formação médica que vem sendo utlizada por algumas Instituições de Ensino Superior do país. A FAMED será a primeira escola da região Nordeste a aplicá-lo. Os alunos de todos os períodos do curso de medicina poderão se submeter a esta prova que terá participação voluntária.
A prova será a mesma para todos os períodos do curso, e será aplicada no dia 14 de novembro, das 8h às 12h, nos auditórios do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e da Biblioteca Central da UFAL.
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE O TESTE DE PROGRESSO/FAMED
1. Quantas questões terá a prova?
R. 120 questões no total
2. Como a prova está organizada?
R. De acordo com as grandes áreas da Medicina: GO, Pediatria, CM, CC, Saúde Coletiva, estando a parte básica distribuída nestas.
3. Onde foi elaborada a prova?
R. A prova foi totalmente construída na FAMED, pelos membros da Comissão de Avaliação de ensino-aprendizagem;subsidiada pela Comissão do Teste de Progresso e vários docentes do curso.
4. Esse teste é obrigatório?
R. Apesar de Institucionalizado, isto é, fazer parte do cronograma da FAMED, NÃO É OBRIGATÓRIO PARA O ALUNO.
5. O Teste de Progresso serve pra quê?
R. Serve principalmente para a FAMED avaliar o seu curso e para o aluno ter uma reflexão sobre seu aprendizado.
6. As notas do aluno serão divulgadas?
R. Está proibida qualquer divulgação pública da nota do aluno, o mesmo receberá sua nota pelo correio.
7. Haverá em retorno das questões da prova para o aluno?
R. Sim, serão discutidas as questões no Fórum de Avaliações previsto no Congresso Acadêmico.
8. O TESTE DE PROGRESSO é um exame de ordem?
R. NÃO, não existe nenhuma associação.
Para maiores informações acesse o site da FAMED: www.famed.ufal.br

terça-feira, 27 de outubro de 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO "OS FÁRMACOS NA ATUALIDADE" NA BIENAL DO LIVRO

No próximo domingo, dia 01/11/09, às 11h, na IV Bienal Internacional do Livro em Alagoas, José Augusto Barros lançará seu mais recente livro "Os Fármacos na Atualidade: Antigos e novos desafios", pela ANVISA. O lançamento será seguido de debate, disponibilização do livro e sessão de autógrafos.
José Augusto Barros é estudioso na área de Uso Racional de Medicamentos e tem vários artigos e livros publicados. É um autor generoso na divulgação de informações fidedignas sobre o Mercado Global Farmacêutico. É fundador da Sociedade Brasileira para o Uso Racional de Medicamentos - SOBRAVIME.
É importante você participar deste evento!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

**Lançamento de livros de docentes de Medicina**

Não deixem de participar da IV Bienal Internacional do Livro em Alagoas, que acontece entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro, no Centro de Convenções. O evento tem como patrono José Marques de Melo e promete ser o maior evento cultural de Alagoas. Será um evento de suma importância para a FAMED, pois haverá o lançamento coletivo e sessão de autógrafos dos livros:

  • Abc da BioEstática, de Fabiano Timbó;
  • Aprendendo com Hipócrates: aspectos da História da Medicina, organizado por Ângela Canuto;
  • O Navio HOPE: um novo encontro entre a enfermagem brasileira e a norte-americana, de Regina Maria dos Santos, Yanna Cristina Morais Santos Lira, Renata Fernandes de Nascimento;
  • Realidade no abortamento provocado no século XXI na cidade de Maceió-Alagoas, de José Humberto Belmiro Chaves;
  • A nova reforma ortográfica: teoria e prática, de Edwaldo Cruz;

O Lançamento coletivo ocorrerá no dia 6 de novembro, às 19h, no Café Literário (em frente ao estande da Edufal). Contamos com a participação de todos!

**RECADO URGENTE AOS DOCENTES**

O Departamento de Administração de Pessoal (DAP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) está informarmando que o Sistema de Informação para Ensino (SIE) estará disponível para o lançamento de férias correspondentes ao exercício janeiro/2010, no período de 15 a 30 de outubro de 2009. É alertado que o não cumprimento do prazo supracitado comprometerá a percepção de férias dos respectivos servidores. É necessário, então, que os servidores se dirijam à Direção da FAMED.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

*ALUNO DE MEDICINA VENCE CONCURSO DE LOGOMARCA PARA A FANUT*

Nosso aluno, Pedro Hélio Dantas do oitavo período (primeira turma da reformacurricular), venceu o concurso de desenho da logomarca definitiva para a Faculdade de Nutrição (FaNut), entrando para a história da UFAL. Seu talento se torna visível aos poucos, já tendo ganho o "Oscar" de melhor roteiro de vídeo em concurso interno na disciplina eletiva Estudo do sono - coordenada pela professora Lívia Gitai. Já tive o prazer de ler alguns de seus contos que esperamos em breve serem publicados. Além de seus talentos artísticos, não negligencia os estudos e tem talento para a pesquisa. Quem desejar cumprimentá-lo diretamente envie emails para: pedrohelio@gmail.com.




Os ramos de trigo simbolizam a ALIMENTAÇÃO;


A balança (equilíbrio) a NUTRIÇÃO;


A cobra, a tocha e a cor verde são símbolos vinculados à SAÚDE;


Os 4 triângulos articulados num quadrado representam, respectivamente,PROFESSORES, ALUNOS, TÉCNICOS e a POPULAÇÃO, esta assumida como alvo finalde todas as ações empreendidas pela Unidade.




Conforme previsto no regulamento do concurso, o vencedor fez jus a um prêmio no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), além do respectivo certificado alusivo ao resultado.




Parabéns, Pedro.




Por Prof. Francisco

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CONVITE - Pelo Prof.º João Albuquerque

Aos alunos e professores de Medicina
O Deputado Carlos Cavalcante e as entidades Médicas: Conselhos (Nacional/Regional), Sindmed e a Sociedade de Medicina de Alagoas convidam Vossa Senhoria para assistirem e debaterem o tema "Ato médico" em sessão especial às 15h15, no dia 19 de outubro de 2009, na Assembléia Legislativa de Alagoas.
Obs.: Traje preferencialmente branco.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Solicitações de livros ao Sibi

Está aberto o período para solicitação de livro pelo Sibi - Sistema de Bibliotecas Ufal . Aluno, se você está interessado em alguma aquisição, inform-se com seu professor para que ele possa fazer o pedido. Não perca essa chance!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Acesso aos periodicos capes - Informe da Prof.ª Rosana Vilela

Caros(as) Estudantes, boa tarde!!

É com alegria que venho informá-los da possibilidade de acesso aos periódicos CAPES através do computador pessoal, em casa. Este é um pleito antigo da FAMED junto à Reitoria. Este acesso remoto foi liberado para os docentes há mais ou menos um ano, e agora está sendo liberado para os estudantes.Para ter direito ao acesso os interessados precisam solicitá-lo na Direção da FAMED. Existe uma ficha impressa própria para isto.

Um abraço,

Zana Vilela

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Feriado Escolar em 15/10

Dia 15/10/2009 não haverá aula - segundo Calendário Acadêmico da UFAL - devido ao Dia do Professor. Bom feriado a todos!